Curiosidades

TABELA DE EQUIVALÊNCIA ENTRE IDADES CANINAS E HUMANAS

Quando Um Cão Se Torna Idoso?

Quanto Eles Envelhecem Comparados Com Os Humanos?

Em Função De Existirem Muitas Raças E Tamanhos, Esta Tabela Abaixo Corresponde A Uma Estimativa E Não Se Propõe A Ser Exata Em Todos Os Casos, Apenas Pretende Servir Como Guia. Lembre-Se Que, À Medida Em Que Seu Cão Envelhece, Ele Se Sente Mais Vulnerável E Inseguro. Você É Sua Única Proteção. Não O Desaponte!

ANOS CANINOS

ANOS HUMANOS
(APROX.)

1

12

2

26

3

30

4

36

5

40

6

42

7

45

8

48

9

52

10

56

11

60

12

64

13

68

14

72

15

76

16

80

18

90

20

100

   

A Medida Em Que Seu Cão Envelhece E Muda, Também Devem Mudar Sua Dieta E Exercícios. Um Cão Grande (Pesando Mais De 45 Kilos) Vai, Tipicamente, Iniciar Sua Fase Idosa A Partir Dos 6 Anos. Um Cão Médio (Entre 10 E 40 Kilos) Provavelmente Entrará No Período Senior Depois Dos 7 Anos E Os Cães Pequenos (Com Menos De 10 Kilos), A Partir Dos 8 Anos De Idade.

Em Geral, Aos 2 Anos De Idade, Os Cães Param De Mastigar Tudo O Que Vêem Pela Frente E Começam A Ficar Mais Tranqüilos. Dos 3 Anos Em Diante O Cão É Considerado Adulto E, Aos 4 Anos, Já Estará Consideravelmente Mais Calmo. Dos 6 Aos 7 Anos Começaremos A Notar O Gradual Surgimento De Alguns Pelos Brancos Ao Redor Do Focinho E Menos Vitalidade E Energia. Aos 8 Anos, O Cão É De Fato Um Idoso E Você Deve Começar A Repensar Sua Dieta E Exercícios. 

Tornar-Se Idoso Significa Apenas Que Seu Cão Irá Tornar-Se Mais Lento. Pode Continuar A Ser Entusiasmado Mas Cansar-Se-Á Mais Depressa E Necessitará De Longas Sestas. Nesta Época, Em Função Do Decréscimo De Exercício E Mudanças Metabólicas, Ele Começará A Ganhar Peso E Seus Dentes E Suas Gengivas Irão Precisar De Alguns Cuidados.

Podemos Observar Que O Peso Natural De Cão Contribui Para Determinar Como Ele Envelhece. Por Exemplo, Um Cão Labrador ("Bench" Lab) Pode Ser Mais Miúdo, Pesando Uns 25 Ou 30 Kilos Enquanto Que Outro Labrador, Mais Alto E Pesado ("Field" Lab), Pesar Bem Mais. Os Efeitos Da Progressão Etária Podem Variar Numa Mesma Raça Não Apenas Pelos Cuidados Que Recebem Mas Também Pela Própria Constituição E Peso Naturais, Não Necessariamente Em Função Da Idade.

É Importante Lembrar Que, Em Circunstâncias Normais, A Diferença Entre Seu Cão Ter Uma Vida Longa E Saudável E Uma Longa E Complicada, Tem Muito A Ver Com O Controle Do Peso Do Animal. Se Ele Alcança A Idade Avançada Com Sobrepeso, Inevitavelmente Terá Muito Mais Problemas De Saúde.

--